Como surge as novas tendências?

Moda e bem menos fútil do que se pensa!!!



Como surge as novas tendências?  

O profissional da área de moda, seja qual for sua especialização (estilismo, ilustração, produção, comunicação...) tem que ser um profissional de vanguarda, sempre atento às tendências, não apenas na moda, mas de todas as áreas que possa lhe dar suporte para o desenvolvimento de seu trabalho( cinema,teatro, música, arte,etc).

Assinar uma revista de moda, mas ficar de olho em todas as publicações que vão sendo lançadas, comprando as edições que contiverem algo que lhe possa ser útil. Revistas de arquitetura, estilo, design, comportamento, cultura sempre serão interessantes.

O mais importante é entender que a moda não é um campo isolado, ela comunica valores, conta de uma época, de uma cultura e, além disso, tem todo o seu arsenal técnico (desenho, modelagem...). Então é preciso trabalhar com tudo isso para que possa realizar um trabalho de conteúdo.

Mesmo que o profissional não exerça diretamente uma função, como modelagem, por exemplo, como ele pode desenhar bem uma roupa sem a entender? Como ele pode ser um crítico, um analista de moda, sem conhecer como se deu o feitio de uma peça, o tecido usado? Como ele pode ser um estilista sem isto?

E não trata-se apenas das funções técnicas e sim de tudo o que ele puder somar para se tornar um profissional completo.

Literatura clássica, nos descreve os costumes de uma época, suas regras sociais, tradições, vestimentas...Sendo assim é tema inspirador para diversas coleções, além de ser uma boa fonte de pesquisa. Tolstói, Victor Hugo, Flaubert, Dostoiévsk, Alexandre Dumas Filho, isto para citar apenas alguns dos grandes nomes que nos levam a verdadeiras viagens, cada um à sua respectiva época. Literatura contemporânea também nos ajuda a decifrar anseios e características de nossa época, fazendo com que possamos entender um pouquinho mais do nosso cliente, da sua demanda.

História geral e história da arte são fundamentais para o profissional de moda.

História geral, pois além de entender sobre história da indumentária, tem de entendê-la contextualizada e também saber reproduzir outros tempos (cenários, figurinos...). História da arte além de estar presente nas pesquisas de moda, como um registro das vestimentas, é uma fonte sempre procurada para o desenvolvimento de coleções, adornos, jóias...

Assim, podemos perceber que são muitos os “deveres” de um bom profissional de moda, tantos quantas as funções que ele pode assumir e o quanto deseja ser um profissional diferenciado, pois mesmo que não atue em determinada área, ele tem que saber se quem está fazendo faz bem, ele tem saber mandar, fiscalizar, ou seja, ele precisa entender.

Atualmente, com as profissões ficando cada vez mais e mais especializadas, imprescindível se torna o conhecimento, ter uma base sólida, para poder superar-se na sua área particular.

Os profissionais da Moda  só conseguem exercer  influência  si tiver  uma visão muito ampla de mundo.Utilizando-se de senso comum, quem trata de um meio tão especulativo e indiretamente tendencioso( no caso da moda ) tem que ter mesmo muita disposição pra estar a par de toda informação gerada na atualidade, nos fatos passados e, a parte mais dificil, lidar com possibilidades futuras e apresentar as últimas tendências de moda.
Quem pensar que estudo e moda não combinam,não entende nada do que realmente é moda.



Pássaros brasileiros invadem as passarelas do verão 2012




O Brasil está com tudo. E esse orgulho da pátria tomou conta da moda nesta temporada do verão na forma de estampas tropicais ( Prada e suas bananas deram  uma ajudinha.. ao tema tão nosso). Araras, tucanos e outros pássaros brasileiros, além de muita folhagem e plumagem, foram impressos da forma mais literal à mais abstrata em defiles do Fashion Rio e do SPFW. A nova coleção de Pedro Lourenço, o hype da ornitologia
Estrategicamente posicionadas, as pinturas de Lelli Orleans e Bragança com espécies da fauna e da flora nacionais fizeram as vezes de estampa na coleção de Pedro Lourenço, quebrando o minimalismo da modelagem.

Na Triton, o astro é o tucano, que aparece na estampa tropicalíssima, e também aplicado na bolsa de couro.
Na Lenny, as penas receberam leitura gráfica. O recorte no maiô é outra boa interpretação.
A Blue Man, que já usou muitas estampas tropicais em temporadas antigas, voltou a trabalhar as aves, aqui com bordados.

Vermelho e o poá continuam



Vermelho na Donna Karan, Marc by Marc Jacobs e Yves Saint Laurent
Se você ainda não aderiu à tendência do vermelho ou não investiu em uma peça de poá (principalmente após o desfile de inverno 2012 da Marc Jacobs), a hora é agora. As coleções de Resort, mostram que as duas apostas continuam fortíssimas.
Diane von Furstenberg, Carolina Herrera e Marc Jacobs (agora na sua segunda linha, a Marc by Marc Jacobs) foram algumas das marcas que apostaram no print de bolas. Já o vermelho, bem vivo, apareceu em várias passarelas, em vestidos de festa a separates que ficam lindos usados juntos, reforçando o poder da cor e a ideia da tendência conjunto.

Saia longa, o novo uniforme das modelo




Fabiana Mayer, Daiane Conterato e Débora Muller: saia longa para a maratona de desfiles
É oficial: o novo look modelo da temporada é a saia longa. Depois da fase skinny e dos shorts jeans curtíssimos das últimas estações, as saias até o chão são o uniforme das meninas fora das passarelas. E não é só no Brasil. “Lá fora, tá todo mundo usando. Inclusive nos castings. É a nova legging”, diz Lovani Pinnow, lembrando outra peça que já foi hit entre as tops.
Justa, preta, de seda, rodada? Vale tudo. “Essa é outra vantagem. Como tem estampada, colorida, neutra, acabamos não ficando iguais, apesar de estarmos usando saia longa”, opina Déborah Müller, que já adquirou três exemplares em brechós.”E também resgatei uma que era da minha mãe, bem cigana mesmo, que antes só tinha coragem de usar em casa. Agora perdi a vergonha”, conta. Já Daiane aponta as transparentes, como a de Fabi Mayer, como hit.
Fotos: Laura Jeunon
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